quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Relatorio da Penélope

RELEITURA
A releitura do grupo de Edição foi a cena de Central do Brasil, onde eu interpretei o papel da ilustríssima Fernanda Montenegro.
No grupo houve certa confusão. A maioria dos meus colegas queriam fazer uma cópia da cena proposta. E sabemos que releitura não é exatamente isso... Pedi que o nosso professor Celso lesse novamente o item 02 da proposta. O item 02 dizia que a releitura não é exatamente uma cópia, e que poderíamos fazer alterações e mudanças.
A sala se dividiu em grupos, e um desses criou uma história bem diferente e inusitada aos personagens do filme. Porém, o resto da classe não gostou, e então foi feita uma nova história seguindo a cena original, sendo mudado apenas o final. Dessa forma, conseguimos unir o desejo de todos: daqueles que queriam uma história totalmente nova, e daqueles que queriam a original.
Em relação ao trabalho final, creio que não saiu exatamente como esperávamos. Sempre tem como sair melhor. Mas estamos aqui para aprender e com sede de trabalhar cada vez melhor! Além disso, nos divertimos muito e aprendemos com nossos erros!

OFICINAO
O Oficinão foi simplesmente encantador ao meu ver! Sempre quis conhecer omundo audiovisual e saber como funciona o mercado de trabalho. Tinha uma visão distante desse mundo e muita vontade de conhecer! O Oficinão me deu a oportunidade de conhecer tudo referente ao audiovisual! Também pude perceber a importante de cada oficina! De cada área do audiovisual! E como uma área depende da outra! E como tudo é trabalho em equipe...!
Acho super legal saber agora quais áreas compõe o audiovisual... Fico sempre esperando uma oportunidade para falar para alguém o que eu sei em relação a isso. Primeiro vem Animação com o Storyboard! Me surpreendi ao saber que Animação é que faz o Storyboard! Depois, Direção de Arte (Cenografia, Figuro e Cabelo e Maquiagem), Produção, Captação (Câmera, Iluminação, Áudio), e Pós-Produção ou Finalização (Computação Gráfica, Videos Interativos e Edição) fora o Roteiro que deve ser feito no início.
Além disso tudo, amei conhecer melhor minha oficina: Edição! Cada vez me apaixono mais!

VIDEO MINUTO
Se o vídeo da releitura, que foi por Oficina, deu confusão de idéias, imagine o “vídeo do minuto” que foi por G! Trinta e sete pessoas dando idéias, “atropelando”, falando, não concordando... Mas para tudo dá-se um jeito! Aplicamos a técnica da caneta. Somente quem está com a caneta tem a permissão de falar. Com isso todos se ouviram e pudemos perceber e coletar as idéias que eram aceitas. Com base nessas idéias 5 pessoas ficaram de fazer o roteiro. Desses 5 roteiros 1 foi escolhido.
O grupo foi separado por áreas e cada área ficou responsável por determinadas tarefas. Toda a organização correu bem, até a hora da gravação: O Storyboard não foi seguido à risca. Perdemos muito tempo com posições de câmera que já estavam definidas.
Na hora da Edição, foram constatados alguns erros de câmera. Mas, além disso, uma cena teve que ser removida, pois estava totalmente fora de foco! O legal é que o ex-aluno de Edição que estava nos auxiliando conseguiu tirar essa cena sem interferir na história!
Contudo, aprendemos algumas coisas:
• O Storyboard deve ser feito junto com o Roteiro.
• Deve haver um Diretor.
Foi uma experiência maravilhosa onde aplicamos tudo o que vimos e aprendemos no Oficinão! Espero que melhoremos cada vez mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário