quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Relatorio da Priscila

REELEITURA
Primeira atividade em que o principal objetivo, era mostrar quais os nossos conhecimentos sobre a área do audiovisual. Também foi uma forma de aproximação com os alunos de cada oficina, e através dessa aproximação descobrir como trabalhar em grupo. Foi testado nosso domínio de câmera, enquadramento, planos e acima de tudo a nossa criatividade. O resultado foi bom, mas ocorreram alguns problemas em nosso grupo, pois as opiniões eram diversas, e por isso foi difícil chegar a uma idéia só, porém no final deu tudo certo. Foi através da atividade Releitura que eu tive meu primeiro contato com o mundo do audiovisual. Eu adorei essa primeira experiência. Percebi também que trabalhar em grupo sempre é difícil, porém preciso.

OFICINAO
Desde o primeiro momento eu achava a atividade do Oficinão algo desnecessário, porém a partir dos primeiros dias, minha opinião mudou completamente.
  • Oficina de Animação: Primeira oficina onde me identifiquei muito, pois o programa Flash era um software que eu tenho instalado no meu computador, porém não sabia utilizá-lo, e através da oficina do Rafael (animação) eu comecei a entender e aprender.
  • Oficina de Produção: A oficina de produção foi uma das mais interessantes, pois eu nunca havia entendido diretamente do que se tratava. Conhecer o mundo dos produtores é conhecer o nosso mundo.
  • Oficina de Direção de Arte: Me ajudou a pensar a questão de identidade visual, relacionado a textura, cor, curva, linhas, ondas. E também Cabelo e maquiagem e figurino que compõe o universo audiovisual. Exemplos: eu não sabia que determinadas características de roupa e cenário causavam uma camuflagem, então direcionou meu olhar para os filmes que eu for assistir agora em diante. 
  • Oficina de Câmera: Nessa oficina conheci os tipos de:
Microfones- (Bola, XRL, Lapela...).
Câmeras- (PD 170, DSR 390, Mini HD, Mini DV).
Kit básico de câmera- (tripé, bateria, monitor, cabos, fitas ou cartões).
Enquadramentos ou planos- (Geral, Aberto, americano, médio, fechado, close, super close e detalhe).
Antes de ter essa oficina eu não conhecia os tipos planos, nomes de equipamentos. Enfim foi muito bom, aprendi muito.
  • Oficina de Captação: Aprendi que a base de tudo é a luz, só se faz captação através da luz. O som é uma onda eletromagnética produzida pela voz ou algo desse tipo. Aprendi também que luz é somatória de todas as cores. Essa oficina me despertou o interesse sobre o esquema de luzes e ondas eletromagnéticas que antes era algo desconhecido por mim.
  • Oficina de Edição: Para mim que sou de edição, essa foi à melhor oficina. Aprendi um pouco sobre cortes, fusão e paralelismo. Aprendi também que é através do corte que se desperta interesse das pessoas a assistirem. Enfim, é sempre bom ter referências.
  • Oficina de Vídeos Interativos: Forma de interagir com as pessoas, por meio de vídeos onde a internet e os celulares são as principais fontes de comunicação. Isso é importante porque, a nossa participação com esses equipamentos é cada vez maior no nosso cotidiano.
  • Oficina de Computação Gráfica: Vi o repertório do Caio Cabelo, e foi uma boa referência para termos noção do que é computação gráfica.

VIDEO DO MINUTO
Essa atividade foi uma das mais importantes para mim, pois foi à hora de mostrar o resultado de tudo o que aprendemos durante as duas semanas de oficinão. No final de tudo não fiquei satisfeita com o nosso trabalho, pois faltou comunicação entre o grupo e muitas coisas deram erradas por causa disso. Acredito que essa experiência será utilizada como forma de não cometer os mesmos erros nas próximas produções.


RESUMO
Bem, dia 10 fez um mês que estou no Criar, parece até que foi ontem que me via cheia de expectativas para entrar aqui. Durante esse tempo tive meu primeiro contanto com o mundo do audiovisual, experiência incrível. O que passei até aqui me fez aprender muitas coisas, a releitura, o oficinão e o vídeo de um minuto me ajudaram a ter uma noção do que é realmente o audiovisual. Enfim, não vejo à hora de começar realmente a oficina de edição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário